terça-feira, 24 de julho de 2012

Pink Floyd - Dark Side of the Moon (1973)



Pense em um disco que está na casa de um terço dos ingleses e até hoje é um dos mais vendidos (se não o mais vendido) em todo o mundo. Imagine que esse álbum trouxe evoluções sonoras nunca antes vistas no mundo da música e, pela primeira vez, explorou todo o potencial dos aparelhos estéreo de alta fidelidade que começavam a se popularizar na Europa no início dos anos 70. Este LP é Dark Side of The Moon, a obra-prima do Pink Floyd.
Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O album fala sobre as pressões da vida, como tempo, dinheiro, guerra, loucura e morte O álbum foi um marco do rock progressivo com músicas que eram bem aceitas pelas rádios comerciais para execução, tais como "Money", "Time", e "Us and them". O álbum é uma ponte entre o blues rock clássico e a nova (na época) música electrónica. No entanto são os tons mais suaves e as nuances líricas e musicais que fazem com que este álbum seja uma obra à parte.

Dark Side of the Rainbow ( O Lado Sombrio do Arco-íris) é o nome dado ao efeito criado ao tocar  The Dark Side of the Moon simultaneamente com o filme de 1939 O Mágico de Oz. O efeito consiste no fato de que há diversos momentos em que uma obra corresponde a outra, seja por parte das letras das músicas ou pela sincronia áudio-visual. O nome do efeito vem da combinação do título do disco (The Dark Side of the Moon seria O Lado Sombrio da Lua, uma metáfora para ilustrar os conceitos de lado negativo da mente e da vida) e da icônica canção do filme Over the Rainbow (Além do Arco-Irís).
Os membros dos Pink Floyd desmentem qualquer relação entre o álbum e o filme num Especial MTV sobre o grupo em 2002. Eles afirmam que não poderia esta relação ser planejada por não poderem reproduzir o filme no estúdio, visto na altura não existirem ainda os videogravadores.
Real ou imaginado, o efeito é geralmente criado deixando pausado um CD do álbum logo no início, iniciando o DVD ou a fita com o filme em uma TV no mute, e despausando o CD quando o leão da MGM rugir pela terceira vez. Deve ser posto em loop, sendo que o disco será tocado um total aproximado de duas vezes e meia para se encaixar com a duração do filme.

Como faixas bônus colocamos as 3 partes da clássica canção "Another Brick in the Wall" do album 'The Wall' de 1979.

01 - Spreak to Me - Breathe in the Air
02 - On the Run
03 - Time
04 - The Great Gig in the Sky
05 - Money
06 - Us and Them
07 - Any Colour You Like
08 - Brain Damage
09 - Eclipse

Bônus
Another Brick In The Wall Part 1
Another Brick In The Wall Part 2
Another Brick In The Wall Part 3

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Fagote Gorducho - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo